quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

DICAS PARA O ENEM

DICAS PARA O ENEM
.
Fonte: site UOL

..
Confira abaixo as dicas para cada uma das 29 competências que o Enem irá cobrar na prova do próximo fim de semana.
.
.
Ciências Humanas e suas Tecnologias
.
Competência 1 - Cultura e Identidade: Assista ao documentário "O Povo Brasileiro", baseado na obra de Darcy Ribeiro, e compreenda melhor a formação da identidade da população do Brasil.
.
Competência 2 - Geopolítica: Em um atlas, identifique os principais países de cada continente e localize as regiões onde acontecem conflitos relacionados a disputas de território.
.
Competência 3 - O Estado e o Direito: Procure conhecer melhor as principais instituições do executivo, legislativo e judiciário brasileiro. Também é fundamental identificar organismos internacionais como, por exemplo, os ligados à ONU. BRIC's e OMC podem aparecer na prova.
.
Competência 4 - Evolução Tecnológica, Revolução Comportamental: Assista ao documentário "Roger e Eu", do diretor Michael Moore, e relacione as mudanças na vida da população de Flint, nos EUA, com o comportamento das forças produtivas do local.
.
Competência 5 - Cidadania e Democracia: Assista o documentário "Sicko - SOS Saúde", do diretor Michael Moore, sobre o sistema de saúde americano e navegue pelos sites dos Repórteres Sem Fronteiras e do Mídia Independente.
.
Competência 6 - O que estamos fazendo com a Terra? Assista ao documentário "Uma Verdade Inconveniente" e navegue pelo site da WWF Brasil.
.
.
Matemática e suas Tecnologias
.
Competência 1 - A matemática na vida dos povos: Analise a tabela do Campeonato Brasileiro e verifique quem tem chances de, na última rodada, ser campeão, classificar-se para a Copa Libertadores e ser rebaixado.
.
Competência 2 - As formas da vida, Geometria da realidade: Selecione um cômodo da sua casa e imagine que irá trocar o piso. Escolha um modelo de azulejo e calcule quantos são necessários para fazer a reforma.
.
Competência 3 - Medidas da Realidade: Conheça o Sistema Internacional de Medidas e os principais instrumentos de medição.
.
Competência 4 - Variação de grandeza, porcentagem e juros: Revise regra de três e cálculo de juros simples e compostos. Calcule quanto de dinheiro terá se você depositar 200 reais por mês na poupança com rendimento de 0.5% ao mês.