quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Tire todas as suas dúvidas
para entender as notas do Enem
.
Candidato deve acessar site do MEC para conferir resultado.
Sistema de escolha de vaga começa só na sexta-feira.
.
1 - Como tenho acesso às minhas notas no Enem?
É preciso acessar o site do MEC. Para conferir os desempenhos individuais é preciso informar o CPF do candidato e a senha contida no Cartão de Confirmação, enviado aos inscritos pelos Correios, ou com o número de inscrição ao exame, mais a senha.

2 - Não lembro da minha senha. Como faço?
É possível recuperá-la no próprio site do Inep: basta informar CPF, nome completo, unidade federativa e data de nascimento. É possível fazer o mesmo caso não se lembre do número de inscrição. Não é permitida a alteração de nenhum dado cadastral, nem mesmo a senha.

3 – Como são calculadas as notas do Enem?
Em vez da soma simples do número de acertos, as notas são calculadas por um sistema de computador que dá uma pontuação diferente de acordo com o tipo da questão – isso é chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI).
As perguntas da prova avaliam competências diferentes e têm graus de dificuldade variados também. As mais complexas valem mais. Por isso, o candidato não consegue chegar à nota da prova simplesmente somando as suas respostas certas.

4 – Qual é a nota mínima e a máxima em cada prova?
Cada prova tem uma nota mínima e uma máxima. A escala não vai de 0 a 1.000 e ela varia conforme do nível de dificuldade das questões e do desempenho dos estudantes para cada questão. A escala de uma prova mais fácil começa mais embaixo na escala, perto de 200, por exemplo. No caso, esse 200 seria a nota mais baixa tirada pelos candidatos naquela prova.

5 - Como sei, então, se fui bem na prova?
A média dos alunos concluintes no ano passado no Enem (excluidos treineiros e egressos) é 500 pontos. Quanto mais para cima de 500 você tiver tirado, melhor foi o seu desempenho. O inverso também vale: quanto mais abaixo de 500 tiver sido a sua nota, pior foi o seu resultado.
.
6 – Existe uma escala de proficiência, que dê para saber se a minha nota é boa ou não?
O Inep vai divulgar na tarde desta quinta-feira uma a escala de proficiência para cada prova, menos para a redação.

7 – Existe uma média final?
Não. O Inep divulgou as notas para cada prova e a redação. Assim, a instituição de ensino superior é que vai determinar quais provas vai considerar na sua seleção e os pesos para cada uma. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), por exemplo, já divulgou os pesos que vai adotar.

8 - No lugar da minha nota em algumas provas, aparece um traço. O que isso quer dizer?
Isso significa que essas provas foram anuladas porque não o candidato não informou na folha de respostas o tipo de prova que fez. Elas eram divididas por cor da capa (azul, amarelo, branco ou rosa) e os gabaritos eram diferentes.

9 - A nota da minha redação aparece zero - anulada. O que isso quer dizer?
A nota da redação vai de 0 a 1.000. O critério de correção é o mesmo de anos anteriores. Tira zero o candidato que tiver fugido do tema ou que a redação esteja sem coerência ou não tenha sido escrita em forma de dissertação.

10 – É possível pedir revisão das provas?
Não, as notas que estão na internet são as finais.
.
11 – Como sei se vou ser aprovado na instituição que eu quero?
O primeiro prazo de inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) começa somente nesta sexta-feira (29) pelo site http://sisu.mec.gov.br/.

12 – Como vai funcionar o sistema de escolha de vaga na instituição?
A seleção será dividida em três etapas. Na primeira, de 29/1 a 3/2, o candidato escolhe o curso que quer fazer. A cada dia, a partir do dia 30, o estudante vai saber qual a nota de corte do curso escolhido. Em cada etapa, o candidato vai poder optar por apenas um curso.

13 - Quantas vagas estão em disputa pelo SiSU?
São 47,9 mil vagas disponíveis em 51 instituições de ensino. Confira aqui quais são.

14 - E as outras instituições, públicas ou privadas, que vão usar o Enem?
O SiSU seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

15 - Vai ser divulgado um boletim de desempenho individual?
O Inep ainda não sabe informar se o boletim será enviado pelo correio, como em anos anteriores. A maior possibilidade é que o candidato tenha acesso a um boletim em pdf na internet, mas ainda não tem data de quando isso deve acontecer.

16 – Qual a nota mínima para os candidatos de supletivo obterem o certificado de conclusão do ensino médio pelo Encceja?
O Inep divulgará uma nota mínima de referencia a partir da semana que vem. No entanto, a nota final caberá a cada secretaria estadual de educação.

17 – Quando serão abertas as inscrições para o ProUni?
Uma portaria com todas as regras deve ser publicada pelo Ministério da Educação até a semana que vem. 18 – Qual será a nota mínima para o ProUni? Essa nota vai ser regulamentada pela portaria. Até o ano passado, a nota era 45, mas era para o Enem antigo. Neste ano, deve mudar.

19 – Onde posso obter mais informações sobre o ProUni?
Quando a portaria tiver sido publicada, o candidato deverá acessar o site http://www.mec.gov.br/, onde deverão estar todos os prazos de inscrição e de matrícula.

20 – Quantas vagas serão oferecidas pelo ProUni no primeiro semestre? A oferta será de 160 mil vagas.
Fonte: Portal de Notícias da Globo 28/01/10

DIVULGADO O RESULTADO DO ENEM

DIVULGADO O RESULTADO DO ENEM

.
Eis que foi divulgado o Resultado do ENEM 2009 – Exame Nacional do Ensino Médio (www.enem2010.org).
A previsão era para que fosse divulgado no decorrer do dia desta quinta-feira (20-01-10), porém, já na madrugada o INEP já havia disponibilizado uma página para consulta do resultado.
Para conferir o seu desempenho, o aluno deve fornecer o número de sua inscrição, ou então o seu CPF, e também a senha que consta em seu Cartão de Confirmação (aquele que foi enviado pelos Correios).
Com isso, espera-se que a Universidade Federal de Santa Catarina divulgue sua relação de aprovados na próxima segunda feira (1º de fevereiro).
Agora é esperar e torcer!
Abraço a todos!
Porf. Cebola

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

RESULTADO DO VESTIBULAR DA UFSC

RESULTADO DO VESTIBULAR DA UFSC -
QUANDO SERÁ DIVULGADO?
.
.
E o resultado do vestibular da UFSC, quando será divulgado?
A cada três telefonemas que recebo, ao menos em um essa pergunta vem à tona.
Diariamente observo o site da UFSC, verificando se há alguma novidade. Apenas a fria informação de que a Universidade vai esperar o resultado do Enem até 8 de fevereiro. Se não for divulgado até lá, será deixado de lado e para a classificação e posterior divulgação dos aprovados será levado em conta apenas a prova de seu vestibular.
Vestibulandos, famílias, amigos e professores, enfim todos os elementos que de alguma forma participam do processo, tem de controlar a ansiedade e esperar.
A cada conversa com amigos mais experientes, que já participaram do processo de elaboração e/ou execução de vestibulares, ouço o mesmo maantra: “que chance a UFSC perdeu de se livrar do Enem, com o adiamento das provas!”
Claro que concordo!
Em um país como o nosso, de dimensões continentais e onde indivíduos éticos muitas vezes são considerados “tolos” e os corruptos e safados são ditos “safos”, é muito preocupante ter-se a sensação de que um processo como o vestibular possa ser fraudado.
Quando foi divulgado o vazamento da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em outubro, poucos dois dias antes da realização da mesma, não fiquei surpreendido. Até havia dito, dias antes, em tom de brincadeira, que minha dúvida era se o vazamento seria ou não divulgado.
Com o cancelamento da prova e a posterior remarcação da data de realização, muitos foram os transtornos ocasionados.
Politicamente é interessante para as universidades aderirem ao Enem, pelas vantagens obtidas. Na prática é um perigo a mais, no processo classificatório. Ainda mais para uma instituição como a UFSC, que sempre se caracterizou também pela lisura de seu vestibular!
Quando o presidente de Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão do Ministério da Educação responsável pela prova do Enem de 2009, Reynaldo Fernandes, se demitiu, em 18 de dezembro passado, alegou que o fazia em função dos problemas ocorridos “com a aplicação as provas” (O Globo, 18-12-09).
Mas, em qual das provas, a primeira, que acabou não ocorrendo, ou a segunda, a que valeu?
O que se escuta de histórias (estórias?) sobre a aplicação das provas é uma barbaridade. Em uma cidade (grande) do sul do Estado, o responsável pela aplicação foi um professor coordenador de uma escola privada (que possui curso pré-vestibular).
É um indivíduo considerado de grande caráter e honesto, porém, certamente foi uma escolha inadequada.
E nas salas onde as provas foram realizadas, quantos problemas? Fiscais que se ausentaram durante a realização, alunos portando telefones celulares, provas que chegaram às salas de aplicação em envelopes já abertos, etc.

Em relação a alguns cursos da UFSC, como Medicina, Engenharia de Automação e outros, provavelmente a influência do Enem será mínima (lembre-se de que o Enem corresponderá, quando for melhor para o aluno, a 20% da nota final, enquanto a prova da UFSC corresponderá a 80%). Porque as médias do Enem deverão ficar abaixo das médias da prova da UFSC.
Mas, em alguns cursos, vai decidir quem ingressa e quem não ingressa.

Outro detalhe a considerar: embora toda propaganda oficial diga ao contrário, a prova da UFSC exigiu muito mais raciocínio e menos “decoreba” que a do Enem.
E o formulário! Na prova do Enem ele, embora exigido em várias questões de matemática, física e química, não foi fornecido aos alunos, que tinham de “saber” as fórmulas.
Ou seja, a prova da UFSC foi muito mais bem feita e “de acordo com a propaganda oficial”.

Esperando que a informação do Inep proceda, e os resultados do Enem sejam divulgados até 5 de fevereiro, ficamos aguardando.
É o que podemos fazer, não?!
Abraço a todos
Prof. Edson Cebola

sábado, 16 de janeiro de 2010

SIGNIFICADO DE NOMES JUDAICOS

SIGNIFICADO DE NOMES JUDAICOS

.
.

Qual nome dar ao filho?
Nos tempos atuais, é raro encontrar famílias com filhos chamados João, Pedro ou Maria. A globalização a imaginação de alguns faz com que apareçam nomes bastante diferentes e estranhos. E algumas aglutinações que são de doer os ouvidos.
Até hoje, creio, o nome mais estranho que vi foi o de um ex-aluno, hoje médico, ao qual todos chamavam de Querb. Quem foi meu aluno lá pelo final dos anos oitenta deve lembrar-se dele. Creio que atualmente ele está fora do país. Um indivíduo espetacular, que não vai ficar triste comigo por citá-lo aqui. Seu nome: Quebrângulo. Isso mesmo, com acento e tudo. E ainda tinha um "Filho", significando que a maldade do avô estava sendo perpetuada. Não lembro do sobrenome, mas com esse nome ...
Outros misturam os nomes do pai com o da mãe (e vice-versa), surgindo os Edmar (Edmundo e Mariângela), Antoraci (Antônio e Araci), Aniléia (Aníbal e Mariléia), etc.
Citei apenas algumas combinações consideradas bonitas, porque algumas outras ...
E tem ainda as adaptações de nomes estrangeiros, que geram os Maicossuel, Maicom, Daiana, Animeri e outros.

Você sabe qual a origem de seu nome? E qual o motivo que levaram seus pais a colocar esse nome?

Interessante é ver os grupos familiares étnicos, que procuram preservar suas tradições. Em qualquer família grega você encontra ao menos uma menina chamada Flora e um menino chamado Spiros.
Nas famílias judaicas é praticamente impossível não encontrar algum primo David, Natan, Sarah ou Raquel.
Mas, qual o significados desses nomes?
.
A seguir, a pronúncia de alguns nomes judaicos comuns, com o significado dos mesmos.
.
Em Hebraico... em Português .... significado
Avraham .........Abraão................. Pai de Muitos
Sarah................Sara...................... Ministra (alguém que manda)
Ravel................Raquel ................. Ovelha (submissa)
Yakov...........Jacó ............ Perseguidor (seguidor ou trapaceador)
Ytshak............Isaque.................Alguém que rirá (alegre) Yehoshua.........Josué ................... YHWH é a Salvação
Ariel ................Ariel ......................Leão de D'us
Yehuda ...........Judá ou Judas......Louvor, Louvará (a D'us)
Rafael ..............Rafael................... Aquele que D'us Curou
Binyamin ........Benjamin .............. Filho da Dextra (direita)
Tal ...................Tal ........................ Orvalho
Sharon ......... Sharon ........ Nome de uma rosa e planície de Israel
David .............. Davi ..................... Querido (ou noivo ou tio)
Mikhael .......... Miguel ................. Que é como D'us
Mara .............. Mara .................... Amarga
Mayan ............ Maian ................... Fonte de água, nascente
Yeshua ............ Jesus ................... A Salvação em Pessoa
Menahem ....... Menahem ............ Consolador
Yosef ............... José ...................... O que veio para acrescentar
Yehonatan ...... Jonatas ................ YHWH deu, doou, concedeu
Natan .............. Natã ..................... Deu, cedeu
Shaul ............. Saulo .............. Perguntado, questionado, perseguido
Elisheva ........... Eliseu .................. O meu D'us é Sete (perfeição)
Eliahu ............... Elias .................... O Meu D'us é YHWH
Tamar .............. Tamar ................. Fruto das Tâmaras, Doçura
Adam ............... Adão ..................... Varão (homem)
Havah .............. Eva ....................... Vida, Viva
Malkhitsedek .. Melquizedeque ... O Meu Rei é de Justiça
Shlomo ............. Salomão ............... A Sua Paz (A Paz dele)
Avishalom ...... Absalão ................ Pai da Paz
Uriel ................. Uriel ..................... A Minha Fogueira (Fogo) é D'us
BatSheva ........ Beteseba ............... Filha do Sete (Filha da Perfeição)
Noah ............... Noé ......................... Agradável, descançável
Nahum ............ Naum .................... Confortado, Consolado
Yafit ................ Yafit ........................ Bela
Mor ................. Mor ......................... Essência, Perfume
Dor .................. Dor ......................... Geração
Laila ................ Lélia ........................ Noite
Moshe ............. Moises .................. Retirado (das águas do rio)
Dvir .................. Dvir ........................ Santuário
Migdalit ........... Madalena ............... A mulher da Torre
Talita ............... Talita ...................... Menina
Ben .................. Ben .......................... Filho

Abraço a todos.
Cebola

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Pe. MIRA, SJ

.
FALECEU Pe. MIRA
.


João Manoel Lima Mira, nascido em Pelotas (RS) em 19-09-1948, foi um dos poucos padre jesuítas negros que conheci. Nascido em Pelotas, RS, ordenou-se sacerdote jesuíta nos anos setenta.
Conheci o Pe. Mira, na época o chamávamos de Joca, em janeiro de 1972, em Pinheiral (na colônia de férias do colégio Catarinense – município de major Gercino, SC). Ele devia ter uns vinte e tantos anos e eu, quatorze.
Naquele mesmo ano, foi meu professor de religião no Colégio Catarinense.
Voltei a ter contato com ele nos anos de 1084 a 1987, quando éramos professores do Colégio Catarinense. Depois, nunca mais o vi.
Lembro dele almoçando em minha casa, quando fizemos uma comida especial, apenas cozinhando a carne e não colocando sal na mesma – ele tinha uma dieta "diferente".

Pe. Mira morou durante um período no Chile, depois na Argentina, no Uruguai e nos Estados Unidos e, mais tarde, mudou-se para o Japão, sendo membro docente da Universidade Católica Sophia em Tokyo.
Era fascinado pela cultura chinesa. Um dia conheceu o Mestre Comendador Moo Shong Woo em Brasília. A observação do Mestre, que Tai Chi não era uma mera arte marcial, mas uma cultura interna, o fascinou e ele se tornou discípulo dedicado do Mestre. Como não morava em Brasília, vinha duas vezes por ano nas férias escolares para conviver com o Mestre, morando na casa dele, durante vários anos.
Segundo o obituário do Instituto Humanitas, da Unisinos, Pe. Mira ingressou no Noviciado, em Pareci Novo (RS) em 1º- 02- 1968. Com a transferência do mesmo para Porto Alegre, fez aí os votos. De 1970 a 1971, estudou Filosofia nas Faculdades Anchieta, em São Paulo. De 1972 a 1973, fez o Magistério no Colégio Catarinense, em Florianópolis. De 1974 a 1976, estudou Teologia no Colégio Cristo Rei, em São Leopoldo. Em seguida, de 1977 a 1979, fez Mestrado em Teologia, na PUC do Rio de Janeiro. Concluída esta etapa de formação e estudos, iniciou suas atividades apostólicas em Cuiabá, MT, onde trabalhou de 1980 a junho de 1983. No segundo semestre de 1983, fez a Terceira Provação no Chile. De retorno à Província, de 1984 a agosto de 1988, dedicou-se ao Colégio Catarinense, Florianópolis, tendo a seu encargo o ensino religioso e a orientação espiritual dos alunos.
.
Escritor bastante produtivo, Pe. Mira deixou uma rica obra literária, onde destaco:
.
1 - "A evangelizão do negro no período colonial brasileiro", São Paulo : ed. Loyola, 1983;
2 - Publicação mensal no Jornal "Tudo Bem", de reflexões sobre saúde eespiritualidade;
3 - Publicação mensal no jornal da Diocese de Saitama sobre os "Exercícios Espirituais de Santo Inácio vistos desde uma perspectiva Latinoamericana, situada dentro da realidade do Japão". Endereço: Jornal Peregrinos;
4 - Artigo: "Trabalhadores Latino-Americanos no Japão" in: A imigracao latino-americana no Japao.pp.143-154. Publicado pela Universidade de Nagoya,2003.
Endereço: Graduate School of Languages and Cultures,Nagoya University)Furu-cho, Chikusa-ku, Nagoya 464-8601, JapaoUniversidade Nagoya;
5 - "A cultura negra no Brasil" in: Revista Nueva America (Buenos Aires) 12,Noviembre (1980);
6 - "A situcao do elemento afro-brasileiro durante o periodo abolicionistae nos dias de hoje" in: Anais (Tóquio) XXIV Colóquio de estudos luso-brasileiros (1990);
7 - Mira,Joao Manoel et alii, "A familia africana e o período escravista no Brasil" (em japones) in: America Latina: familia e sociedade, Tokyo, 1992;
8 - "Minha experiencia de uma semana como Yamabushi em Dewa San Zan"(em japones) in: Sophia (Tokyo), 1993;
9 - Mira et alii, "Catolicismo afro-brasileiro" (em japones) in: America Latina: religião e sociedade,Tokyo, 1994;
10 - Mira,Joao Manoel et alii, "A presenca da cultura afro-latinoamericana desde uma visão afro" (em japones) in: América Latina: pessoa e sociedade,Tóquio, 1995;
11 - "O espaco e o espaco urbano no Brasil" in: Iberoamericana (Tóquio), 1999;
12 - "As linguas africanas e o português brasileiro" in: Encontros Lusofonos. Centro de Estudos Luso-Brasileiros Universidade Sofia (Tóquio), 2000);
13- "Fundamentos da Comunicacao" (em japones) in: Chiiiki kenkyu no susume. Porutogaru go ken Jochi Daigaku Gaikokugogakubu.Porutogarugogakka/Porugogaru-Burajiru Centa 2003;
14 - "A sabedoria popular em provérbios" vol.1, Universidade Sofia, Centro Luso-Brasileiro, 2003;
15 - "As línguas africanas e o português brasileiro" in, Encontros Lusófonos, No.2, Universidade Sofia, Centro Luso-Brasileiro, 2000;
16 - "Brasil dos 500 (?) anos numa perspectiva afro-brasileira" Mita, C. Serie Monografia Latino-americana No.3, Universidade Sofia Instituto Iberoamericano, 2002.


Pe. Mira faleceu ontem, 11 de janeiro de 2010, em São Paulo, após múltiplos AVCs.
.
.

Fontes:

http://www.ihu.unisinos.br/index.php?option=com_noticias&Itemid=18&task=detalhe&id=28859

http://www.beingtao.org/pt/PadreMira.html


sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Festas Judaicas: 2. Purim

.
PURIM
.

Purim é celebrado no 14º dia do mês de Adar* (28 de fevereiro de 2010). Segundo o Livro de Esther (Torá – Velho Testamento dos cristãos), quando da queda do primeiro templo de Salomão, pelos babilônios de Nabucodonosor, e a conseqüente dispersão dos habitantes do Reino de Judá, os judeus foram deportados para a Babilônia. Tempos depois essa região foi dominada pelos persas. Em determinada ocasião, o primeiro-ministro dos persas, Hamam, que se dizia desrespeitado pelo líder da comunidade judaica (Mordechai), anunciou que faria um “sorteio” para determinar a data em que eliminaria todos os judeus da região. Antes disso, porém, os judeus foram ao Rei da Pérsia, Achashverrosh, solicitar autorização para se defenderem do agressor.
O Purim (plural de pür – em hebraico = sorteio) comemora a data em que os judeus venceram em batalha o agressor. A festa do Purim é uma das mais alegres do calendário judaico, pois comemora a vitória do povo contra a ameaça de genocídio. Aliás, essa história de aparecer um maluco que quer acabar com o povo judeu é antiga. Atualmente é aquele doido lá do Irã! Mas, "se Deus está comigo, quem há de ser contram mim?"
A comemoração do Purim tem mais um caráter nacional que religioso, e seu status como feriado tem um nível inferior àqueles sagrados pela comandados Torá. Assim, transações comerciais e mesmo trabalho manual são permitidos em Purim. Uma prece especial (Al ha-Nissim = Pelos Milagres) é inserida na nas orações da noite, manhã e tarde, assim como é incluída no Birkat Hamazon (Bênção após as Refeições).
.
Durante o Purim os judeus devem:
.
1. Ouvir à leitura pública do Livro de Esther de noite e novamente na manhã seguinte (kriat meguilá);
2. Enviar presentes de comida para amigos (mishloach manot);
3. Fazer caridade aos pobres (matanot le'evionim);
4. Participar de uma refeição festiva (seudá).
.
* Ver: Calendário judaico, postado neste abaixo.
.
Para saber mais:
http://www.firs.org.br/calendario-judaico/todas.aspx
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=824&p=0

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Festas Judaicas: 1. Tu BiShvat

.
Tu BiShvat - Ano Novo das Árvores

.
A próxima festa do calendário judaico é o Tu BiShvat, que terá início ao anoitecer do dia 15 de Shvat de 5570* (30 de janeiro de 2010). Segundo o Talmud (livro da tradição), representa o Ano Novo das Árvores.
É o equivalente ao dia da árvore e, neste dia, todo judeu deve plantar ao menos uma árvore.
Os rabinos têm uma resposta simples para a manutenção dessa tradição: o dia 15 de Shvat é dedicado ao louvor à Terra (de Israel). O dia é de alegria, pois a terra começa a trazer o período de colheita, a produzir frutos e a exibir seu esplendor - lembre-se de que em Israel nesta época está quase se iniciando a primavera.
É uma tradição que ocorre em todo o mundo judaico (não apenas em Israel). Neste dia algumas pessoas comem sete frutas (pelas sete espécies), outras quinze (por ser dia 15 de Shvat). Alguns comem as frutas como parte de uma refeição festiva, outros as comem separadamente. Há os que comem as sete espécies especificamente, e há os que comem frutas típicas de Israel. As frutas devem ser comidas frescas (para que possam ser abençoadas), mas podem também ser comidas assadas, secas ou açucaradas.
.
Nesse dia, algumas regras devem ser observadas:
- Mesmo que a benção sobre o pão tenha sido dita ao início da refeição, deve ser feita a benção especial para as frutas: "... boré pri ha'etz" (Abençoado sejas Tu, Senhor e Rei do Universo, que cria os frutos das árvores).
- Se frutas da Terra de Israel estão entre os frutos (azeitonas, tâmaras, uvas, figos ou romãs), estas devem ser comidas antes, em ordem de prioridade. Alguns Judeus Sefaradim (judeus oriundos da Europa Ocidental – península Ibérica e adjacências) comem antes das frutas comidas feitas de duas espécies de grãos.
- Uma fruta nova deve ser comida, se possível, para que seja feita a benção "... shehecheianu, vekiemanu, vehiguianu lazman hazé" (Abençoado sejas Tu, Senhor, Rei do Universo, que nos manteve vivos, nos sustentou e nos trouxe até este dia de hoje), após a benção da fruta.
A lei judaica reza que em Tu BiShvat, por ser um dia festivo, é proibido recitar o Tachanun - a oração das súplicas, na qual pedimos a D'us perdão por nossas transgressões.
.
* Veja: "Que dia é hoje - Calendário Judaico", postado anteriormente.
.
.
Para saber mais:
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=820&p=0
http://colecao.judaismo.tryte.com.br/livro2/asq_sef.htm
http://www.webjudaica.com.br/chaguim/

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

QUE DIA É HOJE? - calendário judaico

.
QUE DIA É HOJE?
- CALENDÁRIO JUDAICO -
.
Que dia é hoje?
Para o mundo ocidental, hoje é 4 de janeiro de 2010. Para mais da metade dos habitantes de nosso planeta, no entanto, resposta pode ser diferente. Os chineses, os vietnamitas, os indianos, os muçulmanos e os judeus, entre outros, podem dar uma data diferente.
Para os judeus, estamos em no ano 5770 (que se iniciou ao pôr-do-sol do 1º dia do mês Tishrei, que corresponde ao dia 18 de setembro de 2009 do calendário gregoriano). Essa contagem tem como tradição a data da criação do mundo, que para os judeus corresponde ao dia 7 de outubro de 3760 a.C.
O calendário judaico é lunar. Hoje, cada mês possui a duração igual a do período de translação da Lua em volta da Terra. Todos os eventos e comemorações de festividades são sempre comemorados na mesma data em todos os anos no calendário judaico, porém, como na maioria dos países o calendário padrão é o gregoriano (baseado no movimento solar) as datas nem sempre coincidem.
Os anos judaicos podem ter 353 dias, quando são ditos "defeituosos", 354 dias, chamados de "regulares", e 383 dias, ditos "perfeitos" ou "abundantes". O Rosh Hashana (Ano Novo) dá in¡cio ao per¡odo de dez dias de penitência, que vai até o Yom Kipur, Dia do Perdão.
O calendário israelita é lunissolar, com anos solares e meses lunares. O calendário forma ciclos de 19 anos. Para se ajustar os meses ao ano solar, acrescenta-se um mês (o 13º mês – Adar II) nos anos 3, 6, 8, 11, 14, 17 e 19 de cada ciclo.
O método atual entre os judeus rabiníticos, de usar um calendário que se equipare ao gregoriano, é devido à necessidade de um calendário permanente para comunidades que vivessem fora do Estado de Israel.
Esse calendário tem base lunar, mas ajusta-se pelo calendário solar (enquanto o Calendário antigo ajustava-se pela maturação da colheita) para a inclusão de um novo mês.

Os meses são fixados alternadamente com 29 e 30 dias.
.

.
OS MÊSES DO CALENDÁRIO JUDAICO

...
O primeiro mês do calendário judaico é o mês de Nissan, quando temos a comemoração da Pessach (data equivalente à da Páscoa dos cristãos). Entretanto, o ano novo judaico (ano civil) ocorre em Tishrei (quando é acrescentado um número ao ano anterior).
.
Mês - Duração - Equivalente ao calendário gregoriano
.
Nissan -------- 30 dias --------- Março-Abril
Iyar ------------- 29 dias ---------
Abril-Maio
Sivan ---------- 30 dias --------- Maio-Junho
Tammuz ------ 29 dias---------- Junho-Julho
Av -------------- 30 dias --------- Julho-Agosto
Elul ------------- 29 dias --------- Agosto-Setembro
Tishrei -------- 30 dias ---------- Setembro-Outubro
Heshvan ------ 29/30 dias ----- Outubro-Novembro
Kislev --------- 30/29 dias ------ Novembro-Dezembro
Tevet ---------- 29 dias ---------- Dezembro-Janeiro
Shevat -------- 30 dias ---------- Janeiro-Fevereiro
Adar -------- 29/30 dias -------- Fevereiro-Março
Adar II --------- 29 dias ---------- Março-Abril

.
DIAS DA SEMANA
...
....................................... Dia/Equivalente no calendário gregoriano
1º dia ............................Yom Rishon ---------- Domingo
2º dia ............................Yom Sheni ----------- Segunda feira
3º dia ........................... Yom Shlishi ---------- Terça feira
4º dia ............................Yom Revi’i ------------Quarta feira
5º dia ........................... Yom Ḥamishi -------- Quinta feira
6º dia ........................... Yom Shishi ----------- Sexta feira
7º dia ........................... Yom Shabba --------- Sábado
.
Mais informações: