domingo, 30 de maio de 2010

LUIZ HENRIQUE ROSA

LUIZ HENRIQUE ROSA

.
No próximo sábado, 05/06/2010 , no programa SC em Cena, antes do Jornal do Almoço (RBS - TV), assista "Luiz Henrique No Balanço do Mar", filme de Ieda Beck na versão 18 minutos.
Vale a pena conher um pouco de um dos ícones da bossa-nova, o grande músico e compositor manezinho Luiz Henrique Rosa.
Confira!!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

FEIRA DO LIVRO

FEIRA DO LIVRO DE FLORIANÓPOLIS

NO LARGO DA ALFÂNDEGA - até 2 de junho

VISITE!!!!

Estou participando com o livro "ESSAS MULHERES E OUTRAS HISTÓRIAS", no estande "AUTORES DA ILHA".

Abraço a todos.

Edson Cebola

domingo, 16 de maio de 2010

A FÍSICA NA COZINHA - 3

A FÍSICA NA COZINHA:
Recipientes de vidro e de pirex
.
Autor: Edson Osni Ramos (Cebola)
.

Quando você quer preparar um suflê de espinafre ou um pavê de maracujá, ou seja, quando quer preparar uma comida no formo ou colocar uma sobremesa no freezer, usa frascos de pirex e não de vidro comum.
Por que o vidro comum resiste menos do que o pirex a choques térmicos, ou seja, a bruscas variações de temperatura?
A resposta é que o coeficiente de dilatação do vidro é bastante grande e o do pirex, pequeno.
Se, por exemplo, colocarmos água quente em um copo de vidro, imediatamente a face interna do copo começa a se dilatar, antes mesmo do calor chegar até sua face externa.
Então imagine a parte interna do copo querendo se dilatar e a externa ainda não!
Claro que a possibilidade de o copo quebrar-se é grande.
No caso do pirex, como o coeficiente de dilatação é muito pequeno, ao ser aquecida a face interna do copo começa a se dilatar. Como a dilatação é pequena, dificilmente o efeito será capaz de quebrar o copo antes do calor chegar à face externa, permitindo uma pequena dilatação total do copo.

terça-feira, 11 de maio de 2010

TEM MOMENTOS EM QUE NÃO CONSEGUE FICAR QUIETO - 4

.
TEM MOMENTOS EM QUE NÃO SE CONSEGUE FICAR QUIETO - 4
.
SELEÇÃO E PATRIOTISMO
.
Autor: Professor Edson Osni Ramos (Cebola)


Curiosos os agumentos do técnico Dunga, da seleção brasileira de futebol.
Justificou a não convocação dos "meninos do Santos", que estavam nas seleções de todos "do povo", pelo futebol alegre, eficiente e divertido, que vem jogando (e vencendo!).
Segundo Dunga, Neymar não foi convocado pelo fato de ter fracassado em uma parcipação em competição sub-dezessete. Poxa, sub-dezessete!! E a do Paulo Henrique Ganso, por ter sido apenas reserva em outra competição, sub-vinte.
Esquece que ele, Dunga, não conseguiu uma boa participação nas Olimpíadas de 1984 (quando o Brasil voi vice-campeão no futebol mas ele "amarelou" na final) e foi participante ativo no fiasco da Copa de 1990, quando uma geração de perdedores ficou conhecida como "Era Dunga".
Claro que ele, depois, teve outra chance e deu a volta por cima, tendo sido campeão de 1994 e capitão da seleção em 1998 (quando o resultado do último jogo também não foi dos mais favoráveis, lembram-se do humilhante 3 a zero para a França?!).Memória curta, não?!E ele ainda disse na entrevista que sempre que o Brasil levou para a Copa do Mundo jogadores muito jovens, que pouco ou nada tinham jogado pela seleção, sempre fracassamos. Será que Pelé foi um fracasso (aos 17 anos) em 1958? E Coutinho (19 anos) e Amarildo (21 anos) em 1962, que também não haviam sido convocados antes? E Clodoaldo, Paulo Cesar Cajú e Marco Antônio (todos com 20 anos), em 1970. E Ronaldo Fenômeno (17 anos), em 1994? E Kaká (20 anos), em 1996?
Todos esses foram campeões mundiais!Ah Dunga!!! Será que estamos diante de nova "Era Dunga?"
E depois, usar como argumento para algumas convocações o "patriotismo" dos atletas! O que é isso, cara-pálida?
Com tantos problemas sociais em nosso país e vem este senhor chamar de patriotas os atletas que, muito bem pagos, jogam por nossa seleção!?
Patriotas são aqueles anônimos, que sobrevivem de teimosos e mesmo assim ainda sorriem com um gol. São os que estão por aí, salvando vidas em hospitais sem condições de trabalho, ensinando em salas de aula caindo aos pedaços e pessimamente remunerados. Plantando e tirando alimentos da terra, para saciar a fome da população, embora jamais sejam valorizados por isso!
Patriotas são os que defenderam e defendem a democracia, a liberdade! Os que vão atrás de seus ideiais, estudando, trabalhando, mesmo sabendo que não serão devidamente recompensados.
Os jogadores de futebol são atletas. Bons atletas e que, provavelmente, fazem jus aos seus salários!
Que fazem parte de um circo que todos nós amamos pois, afinal, somos o país do futebol!
Eu, claro, vou torcer para o Brasil. Tomara que nossos atletas, com o Dunga e tudo, consigam o "hexa".
Mas não me considero mais ou menos patriota por isso!!!

sábado, 8 de maio de 2010

DIA DAS MÃES

Para as mães, do genial Mário Quintana:

MÃE
Mãe...
São três letras apenas
As desse nome bendito:
Também o céu tem três letras
E nelas cabe o infinito
Para louvar a nossa mãe,
Todo bem que se disser
Nunca há de ser tão grande
Como o bem que ela nos quer
Palavra tão pequenina,
Bem sabem os lábios meus
Que és do tamanho do CÉU
E apenas menor que Deus!

Mário Quintana

quinta-feira, 6 de maio de 2010

A FÍSICA NA COZINHA - 2

.

A FÍSICA NA COZINHA:
Abrindo um vidro de "palmitos"
.
Autor: Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)

.
Se um “vidro de palmitos” com tampa metálica está muito difícil de ser aberto, o que você deve fazer para abri-lo com segurança?
Ao invés de pegar a ponta de uma faca e arriscar um acidente (com você ou com os palmitos), basta aquecer o recipiente, preferivelmente em “banho-maria”, ou seja, colocando-o em uma panela com água e aquecendo a água. Como o metal da tampa dilata-se mais do que o vidro que constitui o frasco (o coeficiente de dilatação do metal é maior do que o do vidro), logo a tampa poderá ser facilmente retirada.

Se você não quiser aquecer a tampa da forma descrita, tente ao menos aquece-la friccionando na mesma um pedaço de pano (uma flanela).
Isso facilitará o ato de abrir a tampa emperrada.
Fonte: RAMOS, Edson Osni. Crônicas de Física: a física do cotidiano. Florianópolis: Pascal, 2000. 1 v.

terça-feira, 4 de maio de 2010

A FÍSICA NA COZINHA - 1

.
A FÍSICA NA COZINHA:
Porque o leite derrama ao ferver e a água não?
.
Autor: Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)
.

Você sabe que ao nível do mar a água entra em ebulição (ferve) a 100ºC. Isso significa que, nessa situação, as moléculas de água passam do estado líquido para o estado gasoso de forma bastante rápida e tumultuada, o que contrasta com a evaporação, que é um processo lento, ordenado e superficial. Lembre-se de que a evaporação pode ocorrer a qualquer temperatura, enquanto a ebulição, para cada substância, a cada pressão, existe uma determinada temperatura para que ocorra o fenômeno.

Evidentemente você também já viu leite sendo fervido.
Quantas vezes já nos pediram para "cuidar" do leite que estava sendo aquecido?!
Ainda ouço minha mãe dizendo:
- "Não deixe o leite derramar. Desligue quando começar a ferver!"

Mas, por que a água quando ferve não derrama e o leite sim?
Ora, o leite, além da água nele contida, é constituído por sais, lactose e gorduras.
Quando a água começa a ferver, começam a surgir no fundo do recipiente bolhas de água que estão passando para o estado gasoso. Essas bolhas, menos densas do que a água líquida, sobem e rompem-se facilmente quando atravessam a camada superficial do líquido, fazendo a água borbulhar sem derramar ao ferver.
A temperatura de ebulição da água é menor do que a das demais substâncias que constituem o leite. Assim a água contida no leite começa a ferver antes das demais substâncias, formando as bolhas de vapor d'água, que sobem do fundo para a superfície. Ocorre que, quando atingem a superfície, encontram uma camada de gorduras e proteínas que proporcionam muita resistência à tensão superficial do leite. Essas bolhas sem arrebentar empurram para cima, de forma desordenada, essa camada de gorduras e proteínas, fazendo a "espuma" subir e derramar o leite.
Fonte: RAMOS, Edson Osni. Crônicas de Física: a física do cotidiano. Florianópolis: Pascal, 2000. 1 v.
.