domingo, 1 de junho de 2008

FEDERALIZAR A FURB

ENSINO PÚBLICO DE QUALIDADE
Amigos, nosso Estado de Santa Catarina vem, de há muito, sendo discriminado pelo governo federal em várias áreas. Porém, na educação, isso é alarmante. Temos, em nosso Estado, apenas duas universidades públicas que fazem ao justificam o nome: universidade. A UFSC e a UDESC.
Agora está sendo lançada uma campanha para federalizar a FURB (de Blumenau).
Muito mais barato do que implantar uma nova universidade federal em nosso Estado, é o governo investir e federalizar uma instituição já existente.
Precisamos de ensino público de qualidade!
Não é justo existir no Rio Grande do Sul seis universidades públicas de qualidade, no Paraná, quatro e, aqui em Santa Catarina, apenas duas. Uma das quais, a Udesc, com poucos cursos. Temos, em nosso Estado, apenas um curso público de Medicina (Ufsc, com 100 vagas), enquanto no Paraná existe 385 vagas e, no Rio Grande do Sul, 480 vagas públicas para esse curso. Também nas áreas de Odontologia e Direito, apenas a UFSC oferece cursos.
Claro que são oferecidos outros cursos de medicina, direito e odontologia em Santa Catarina. Só de medicina temos mais oito, em instituições particulares. Porém nem todos tem acesso, devido ao elevadíssimo custo. E, em alguns cursos, sabemoss, a qualidade é discutível.
A culpa: nossa, claro! Que elegemos, historicamente, governantes incapazes de mudar esse estado de coisas!
Agora podemos fazer algo: participar da campanha para federalizar a Furb!
(link para imprimir a folha oficial).
Se for possível, consiga assinaturas e, depois, envie a lista por correio para "Comitê Pró-Federalização da FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau, Rua Antônio da Veiga, 140 - Câmpus I, Sala C-20089012-900 Blumenau SC.
Vamos, amigos!
Temos compromisso com as gerações futuras!
Abraço
Prof. Cebola

Nenhum comentário: