quarta-feira, 17 de junho de 2009

O MAR É VERDE OU AZUL?

O MAR É VERDE OU AZUL?

Autor: Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)

No mundo inteiro, não existe paisagem mais bonita do que a visão da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, do alto do chamado "Morro das Sete Voltas" (Morro da Lagoa). O verde da mata , os contornos azulados da lagoa e do mar e as dunas da praia da Joaquina ao fundo são deslumbrantes!

É que quando a radiação solar incide em nossa atmosfera (onde há predominância do gás nitrogênio), sofre dispersão (decomposição da luz em todas as cores que a constituem) com um maior espalhamento das radiações azul, anil e violeta. Por isso o "céu terrestre" é azulado.
Na Lua, como não existe atmosfera, o chamado "céu lunar" é escuro.
Essas radiações, quando incidem na lâmina d'água da lagoa ou do mar são refletidas como em um espelho. Por isso, a luz que volta da água do mar é principalmente azul, dando-nos a impressão do mar ser dessa cor. Na realidade, essa é a cor do “céu terrestre”, que é refletido na água.
Quando essa luz incide na superfície da água, parte reflete, parte é absorvida e parte refrata, "entrando" na água, permitindo que se veja a flora e fauna marinhas.
Quanto maior a profundidade, mais radiação é absorvida pela água. Esse é o motivo pelo qual fotografias batidas a grande profundidade dão a impressão de que a água do mar é verde, pois essa cor é menos absorvida pela água do que o azul.
Porém, também podemos ver o mar esverdeado mesmo olhando de fora da água. Isso ocorre quando a água possui pouca profundidade e nela existe grande quantidade de planctons, que possuem a cor natural verde.
Os planctons absorvem as demais cores, não absorvendo o verde, que é difundido, dando a impressão do mar ser esverdeado.
Outro fato é que, quando a luz incidente encontra muita poeira e vapor d'água em suspensão na atmosfera, parte dela é absorvida. Isso faz o "céu terrestre" e a luz refletida na água do mar ficarem em um tom de azul mais esbranquiçado ou acinzentado.
É por isso que no outono, quando o clima é tradicionalmente mais seco, o "céu terrestre" e a água do mar apresentam um tom de azul mais forte do que em outras épocas. É o mesmo motivo que justifica o fato de que, em grandes metrópoles, onde o grau de moléculas em suspensão na atmosfera (poluição) é muito grande, dificilmente o céu se apresenta em azul, tendo normalmente uma coloração acinzentada.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei ceebolaa!!
a proposito, foto linda hein
beijos
Rafa