terça-feira, 13 de outubro de 2009

UFSC confirma Vestibular 2010 para os dias 19, 20 e 21 de dezembro

VESTIBULAR UFSC'2010
Dias 19, 20 e 21 de dezembro

Reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFSC realizada na manhã desta terça-feira, 13/10, confirmou a realização do Vestibular 2010 nos dias 19, 20 e 21 de dezembro e prorrogou o prazo final das inscrições de 14 para 20 de outubro. Como vai adotar a nota da prova objetiva do Novo Exame Nacional do Ensino Médio como percentual de 20% no vestibular, a Universidade decidiu esperar até o dia 8 de fevereiro de 2010 pela divulgação do resultado do Enem. Depois disso, por uma questão de calendário, os dados dessa avaliação serão desconsiderados e valerão apenas as notas do vestibular.
A divulgação da lista dos aprovados será entre os dias 24 e 25 de fevereiro.
A decisão do Conselho Universitário de transferir o vestibular decorreu da coincidência de datas com a prova do Enem, inicialmente marcada para os dias 10 e 11 de outubro e depois transferida para 5 e 6 de dezembro, por conta do episódio da subtração de uma prova do exame, no final de setembro. Além de manter-se fiel às políticas de avaliação do MEC, a Universidade considerou que não haveria espaços físicos em Florianópolis para a realização do vestibular – eles seriam utilizados pelo exame do Enem – nas datas anteriormente marcadas.
O reitor da UFSC, Alvaro Toubes Prata, lamentou que a instituição, de longa tradição na realização do vestibular, precisasse passar por esse transtorno, que prejudica os candidatos e a própria Universidade. “Poderíamos manter a data anterior, ignorando a situação nacional, mas achamos melhor responder afirmativamente à demanda do MEC”, disse ele. Segundo o reitor, os alunos que não puderem fazer o vestibular de 19 a 21 de dezembro, por estarem inscritos em outras universidades, terão o dinheiro da inscrição reembolsado. “Não há qualquer problema legal nesse procedimento”, afirmou.
No próximo vestibular, a Universidade Federal de Santa Catarina vai oferecer o número recorde de 6.021 vagas, distribuídas em 82 cursos instalados nos campi de Florianópolis, Joinville, Curitibanos e Araranguá. Há dois anos, havia pouco mais de 4 mil vagas e 60 cursos, disponíveis apenas na sede, na capital catarinense.
Dos 30.198 inscritos até a última sexta-feira, 70% optaram pelo uso de 20% do exame do Enem como parâmetro para a nota do vestibular.

Nenhum comentário: