sábado, 30 de outubro de 2010

Judaísmo x Cristianismo x Islamismo

.

JUDAÍSMO x CRISTIANISMO x ISLAMISMO


Autor: Edson Osni Ramos
.
As brigas dos islâmicos com os ocidentais cristãos e, mais tarde, com os judeus, arrasta-se desde o século VIII, quando a Península Ibérica foi conquistada pelos sarracenos. Depois, as Cruzadas entre os séculos XI e XIII e a conquista do Império Bizantino pelos turcos otomanos, nos séculos XIV e XV, só agravaram as desconfianças e desavenças.
Hoje, assim como o cristianismo abrange regiões muito além daquelas onde viveram Jesus Cristo e os apóstolos, o islamismo expandiu-se muito além da Península Arábica, onde surgiu como uma nova religião. A Indonésia, por exemplo, o país com a maior população islâmica do planeta, não é constituída por árabes.
As três religiões originadas no Oriente Médio, o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo, possuem semelhanças e diferenças. Aliás, mais semelhanças do que diferenças. Todas são monoteístas (um só Deus); possuem livros sagrados (Torá, Bíblia Sagrada e Alcorão, respectivamente) e pregam justiça social e respeito e amor ao próximo.
Todas apregoam uma vida além da morte. Existem profetas e lugares que são comuns a todas elas: Jerusalém é uma cidade sagrada tanto para judeus como para cristãos e mulçumanos (seguidores do islã).
Abraão é um dos profetas das três religiões (os muçulmanos traduzem Abraão para Ibhrain).
Todas condenam o suicídio como um pecado mortal.
A palavra judeu deriva de Judéia, nome de uma parte do antigo reino de Israel. Judaísmo reflete essa ligação. A religião é ainda chamada de "mosaica", pois Moisés (séc. XII a.C.) é considerado um de seus fundadores.
O Estado de Israel define judeu como "alguém cuja mãe é judia e que não pratica nenhuma outra fé". Aos poucos essa definição foi ampliada para incluir o cônjuge.
O judaísmo não é apenas uma comunidade religiosa, o termo judeu tem conotações étnicas, porém estas são inexatas. Existem judeus de todas as cores de pele, desde os loiros da Europa Oriental até os negros do Marrocos e da Etiópia .
A lei está contida no livro sagrado "Torá"; a tradição no "Talmude" e o dia sagrado é o sábado (Shabat). O judaísmo é a religião revelada. Deus a revelou através dos profetas.
Segundo o judaísmo, Deus se revela pela sabedoria e harmonia que encontramos no mundo.

O islamismo, fundado por Maomé (622 d.C.) também apregoa a existência de um só Deus, poderoso e absoluto. Segundo o "islã", tudo está previamente previsto e marcado. Deus é bom e juiz, manda os bons para o céu (jardim de delícias, onde há leitos artisticamente trabalhados, bebidas que embriagam, carnes de pássaros e virgens apaixonadas), e o maus, para o inferno (onde existe vento que queima, escuridão e fumaça).
O dia sagrado é a sexta-feira.

O cristianismo é a filosofia de vida que mais fortemente caracteriza a sociedade ocidental. Aquilo que, inicialmente, era apenas uma seita dentro do judaísmo, tornou-se uma religião e uma crença universal. Há dois mil anos permeia a história, a literatura, a filosofia, a arte e arquitetura da Europa. Conhecer o cristianismo é pré-requisito para compreender a sociedade e a cultura em que vivemos.
A Bíblia é o livro mais lido do mundo, hoje e em toda história.
Deus é o criador, criou o céu e a Terra, e Jesus Cristo é seu filho.
Para o cristianismo o dia sagrado é o domingo.


CRENÇAS DIFERENTES COM FORMAS DE RELIGIOSIDADE SEMELHANTES







2 comentários:

♥Ari Fofis♥ disse...

Por Favor, faça o seu blog um site!!!
Para nós podermos usar no nosso trabalho!!!

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Ari, você pode usar esse material em seu trabalho (colocando a fonte, evidentemente. E esse mesmo material já foi publicado no meu site: www.pascal.com.br.
Abraço