domingo, 17 de outubro de 2010

TIMBRE SONORO

.

TIMBRE SONORO
.
.
Autor: Edson Osni Ramos (Cebola)
Fontes: Ramos, E. , Crônicas de Física, volume 2, editora Pascal, Florianópolis, 2000.
Revista Veja na Sala de Aula, editora Abril, edição de 6 de outubro de 2004.
.
.
O timbre é a qualidade fisiológica do som que identifica a fonte emissora da onda sonora. Está relacionado ao formato da onda (número de harmônicos) e é o que nos permite distinguir sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes diferentes.
Quando você atende ao telefone e reconhece a voz de seu interlocutor, você reconheceu o timbre da voz dele. Cada um de nós possui um timbre de voz característico, mesmo que, para algumas pessoas (mães e filhas ou pais e filhos, por exemplo) as vozes sejam aparentemente muito semelhantes.
Para se ter noção de como o formato da onda (timbre) emitida por uma fonte difere da emitida por outra fonte, observe a figura a seguir, onde um diapasão, uma clarineta e um trompete emitem, cada qual, sons de mesma intensidade e mesma freqüência (no caso, a nota lá, com freqüência de 440 Hz). Na análise harmônica da figura, perceba a diferença entre os harmônicos de cada som emitido.


Claro que você já ouviu falar em sintetizador sonoro!
A chamada síntese harmônica é o inverso da análise harmônica. O sintetizador eletrônico constrói uma onda sonora a partir das componentes harmônicas disponíveis, produzidas por geradores eletrônicos. Quanto maior o número de harmônicos usados em uma síntese, mais o som produzido se aproximará do som real.
Um sintetizador eletrônico pode produzir o som de qualquer instrumento musical e até da voz humana. Ele produz uma série de harmônicos cujas amplitudes relativas podem ser ajustadas de modo que a combinação produza a forma da onda sonora desejada.

Mas, e a voz humana, como se forma?
O mecanismo para gerar a voz humana necessita da participação harmoniosa de diversos órgãos, que combinam seus efeitos para o fim desejado.
Após o preenchimento dos pulmões, o ar deve ser forçado a subir pela traquéia até atingir a laringe. Nesse órgão, que nos homens abriga a cartilagem cricóide, o fluxo de ar que vem dos pulmões encontra as cordas (pregas) vocais. Após passar pelas cordas vocais, a onda sonora percorre a região onde se encontram a língua, os dentes e os lábios, que dificultam a saída da onda e criam os sons dos idiomas (sotaques). A cavidade nasal amplifica o som vindo da laringe.

Observe o esquema a seguir, da geração da voz humana.


Nenhum comentário: