quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

VESTIBULAR UFSC'2011 - PROBLEMAS NA PROVA DE FÍSICA

VESTIBULAR UFSC'2011
PROBLEMAS NA PROVA DE FÍSICA


Finalmente conseguimos ver as provas do Vestibular UFSC’2011.
A prova de Física, diferente das edições anteriores, estáva bem mais difícil. E, infelizmente, novamente apareceram as “pegadinhas”, situações que tendem a induzir o aluno ao erro. Nos últimos anos percebeu-se um cuidado da banca em relação a essas situações, porém nesse vestibular elas apareceram novamente.

Em relação às questões de Física, observamos três erros que comprometem a prova.

Na prova amarela, na questão 24, item 04, para o cálculo do número de mols o usou dados com unidades conflitantes.
Não é possível utilizar R = 0,080 atm.litro/mol.K (sistema usual), que foi fornecido no enunciado e, simultaneamente, a pressão em pascal e o volume em metros cúbicos (sistema Internacional de Unidades - MKS).
Pois o autor da questão caiu na própria pegadinha. Ele assinalou como correta a alternativa em que usou os valores nessas unidades.
Para chegar à resposta dada como correta, o autor fez:
O correto é usar a constante como R= 8 J/mol.K (que não foi dado no enunciado), de onde se obtém:
Solicitamos a alteração do gabarito de 38 para 34.

A questão 26 também apresenta problema no gabarito. O item 02 está correto, de tal forma que a resposta correta é 23, e não 21, conforme divulgado pela Coperve.

A questão 29 apresenta, no item 16, um dado que, ao nosso ver, não configura uma cobrança de conhecimento ou raciocínio, e sim o que comumente classificamos como "pegadinha", o que é condenado por pedagogos e autoridades educacionais. O item solicita a ddp (diferença de potencial) entre os pontos A e B.
A ddp entre A e B, comumente representada por VAB, é dada pela expressão VAB = VA – VB.
O item coloca "a diferença de potencial entre A e B (VB – VA) é 6 V".
Isso pode ser classificado como falha ou incoerência.
O item foi dado como correto. Se a questão solicitar a ddp entre A e B, a resposta deveria ser (–) 6 V. Se solicitasse (VB – VA), a resposta seria (+) 6 V.
Cremos que, embora a questão não esteja bem elaborada, não é necessário que seja anulada. Porém, o item 16 deve ser considerado uma alternativa errada, mudando o gabarito de 20 para 04.

De forma geral a prova, comparada a de anos anteriores, foi difícil. Com boa distribuição dos assuntos e questões bastante criativas.

Agora é aguardar os resultados, sempre atentos ao que está ocorrendo.
Abraço a todos.

Prof. Edson Osni Ramos (Cebola) - com a participação, na análise das questões, dos professores Cesar Mauro Cardoso (Pesão), André Coelho e Willian Volpato, do Sistema de Ensino Energia - Florianópolis.

3 comentários:

Profª JUSSARA disse...

é uma pena mesmo este tipo de questão que tenta induzir o aluno ao erro, as tais chamadas "pegadinhas". Diriam como justificativa que quem está bem preparado não cai,...mas e o estado emocional do candidato, a aniedade o nervosismo, o stress e tudo que envolve este momento não conta,..pra que complicar ainda mais. Já é tão injusto tantos bons candidatos terem que ficar de fora por consequências de falta de investimento na área da educação. O JUSTO É ESCOLA PÚBLICA E DE QUALIDADE PARA TODOS!

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Profª. Jussara, concordo plenamente com suas colocações.
As tais pegadinhas, como prática acadêmica, são lamentáveis. Não cobram raciocío, apenas induzem o aluno ao erro.
Em quanto à sua colocação em relação ao ensino público, creio que a escola privada deve ser uma opção, não uma necessidade, como ocorre em nosso país. As instituições de ensino fundamental e ensino médio públicas (e também muitas privadas, via de regra, não possuem bom nível acadêmico, aumentando o fosso social existente no Brasil. Enquanto nossas autoridades acadêmicas não investirem maciçamente na escola pública de qualidade, teremos que conviver com paliativos como as cotas e o Enem.
A idéia do Enem é boa, como mecanismo de avaliação das instuições, não como prova classificatória ao ensino superior. O Enem em si mata as regionalidades, as características de um povo tão diversificado como o brasileiro.

Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)

karinaheckler disse...

Na mesma prova, questão 24, ítem 32. Tbm tem um erro.

Diz que a temperatura diminuiu com a transformação ocorrida. Mas se você fizer nR = constante, a temperatura na verdade aumenta!!!

pv=nrT

antes: 5.1/T = nR

depois: 2.4/T = nR

a Temperatura, depois, tem de ter aumentado para conservar nR. nÃO É?

e mesmo que tivesse diminuido, não seria porque o gás perdeu mais energia em forma de calor do que recebeu em forma de trabalho, mas o contrário,ele teria perdido mais em forma de trabalho do que recebido em forma de calor!!

:/ não é isso!?