domingo, 27 de fevereiro de 2011

Tiririca na Educação


DEPUTADO TIRIRICA NA

COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CÂMARA


Se fosse apenas uma piada, mereceria uma boa risada. Mas é para valer.

Como é que podemos levar a sério o nosso país?

Está na hora de reagirmos! A dita sociedade civil organizada tem de fazer algo, porque já passou do ponto de tolerância!


A seguir, matéria postada em: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,educadores-lamentam-escolha-de-tiririca-para-comissao-na-camara-,684701,0.htm - acesso: 27 fev. 2011



Educadores lamentam escolha de Tiririca para comissão na Câmara

Indicado para Educação, palhaço teve de provar à Justiça não ser analfabeto; ele pediu a seu partido, o PR, para ser indicado ao posto.


Depois de submetido a um teste para provar à Justiça Eleitoral que não era analfabeto, o deputado, cantor, compositor e humorista Francisco Everardo Oliveira Silva - o Tiririca - foi indicado, nesta sexta-feira, titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara.

A escolha foi anunciada pelo líder do PR, Lincoln Portela (MG), e atende a um pedido pessoal do deputado. Um ofício confirmando a indicação - antecipada pelo estadão.com.br às 15h38 desta sexta - será protocolado pelo PR na terça-feira. Segundo a assessoria de Tiririca, ele queria muito fazer parte da comissão porque pretende atuar, como deputado, na área artística. É até filiado, em São Paulo, ao sindicato da categoria.

A notícia espalhou surpresa e desconsolo entre educadores."É um retrato da sociedade que temos", reagiu o professor Mozart Neves Ramos, da ONG Todos pela Educação. "Acho lamentável", acrescenta a titular de Pedagogia da Faculdade de Educação da Unicamp, Maria Márcia Malavasi. "Não por ele, mas porque há tantas outras pessoas com carreira, seriedade e currículo para essa missão."

Tiririca vai discutir e votar políticas educacionais depois de chegar ao Congresso envolvido numa aura de analfabetismo. Eleito com mais de 1,3 milhão de votos - a segunda maior votação da história da Câmara -, só conseguiu tomar posse depois de provar, perante um juiz eleitoral, que sabia ler e escrever. O argumento do juiz Aloisio Silveira, que o aprovou no TRE paulista, foi que "a Justiça Eleitoral tem considerado inelegíveis apenas os analfabetos absolutos e não os funcionais". O educador Mozart Ramos fez uma comparação: "Imagino se, na hora de formar uma seleção brasileira de futebol, houvesse vagas e cotas para os clubes, como para os partidos". O mais grave, observou, é que este é um ano importante para as causas educacionais. "Temos um Plano Nacional de Educação a ser definido. Com ele, a Lei de Responsabilidade Educacional. A reforma do ensino superior, a questão das cotas." Uma agenda "em grande parte técnica, que exige gente de preparo no setor".

Lembrando que o Brasil tem "14 milhões de analfabetos com mais de 15 anos e muitos milhões mais de analfabetos funcionais", ponderou que Tiririca não está preparado para atender "à dramática necessidade de se organizar a educação para uma sociedade moderna e preparada".

Marcia Malavasi, da Unicamp, esclareceu que não tem nada pessoal contra o deputado. "Não se trata de desmerecer as qualidades que ele possa ter. Mas é evidente que há uma inadequação entre o que ele representa e o tamanho dos desafios da educação brasileira."

Completando sua tarde de celebridades, a Câmara emplacou também o ex-jogador de futebol Romário (PSB-RJ) como vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto. Nesse time jogarão também Danrley de Deus (PTB-RS), ex-goleiro do Grêmio, e o ex-boxeador Acelino de Freitas, o Popó. Romário já avisou que pretende trabalhar com os grupos encarregados de organizar a Copa do Mundo , em 2014, e a Olimpíada do Rio, em 2016. A Comissão de Finanças terá o ex-participante do programa Big Brother Brasil Jean Wyllys (PSOL-RJ).

Um comentário:

PAULO COELHO - FLORIANÓPOLIS -SC disse...

Olá Meu amigo Cebola, infelizmente essa foi a grande notícia sobre educação durante o fim de semana.

Mas com isso dá para ter uma idéia de quanto o nosso país leva a sério a educação e ainda vem o governo gastar uma boa grana de mídia enaltecendo índices medíocres do IDEB e dizendo que até 2022 teremos educação equivalente aos países desenvolvidos.

Um cidadão vai estuda, se gradua, faz mestrado, doutorado e continua estudando para ganhar algo em torno de 5.000,00 a 7.000,00 enquanto um "analfabeto funcional" já começa ganhando 26.000,00 de piso salarial fora todas as mordomias que o cargo garante as Vossas Execelências.

Realmente alguém vai ter que reagir porque assim vai ficar cada vez pior.

E não adianta dizer que daqui a 4 anos tem eleição novamente pois votar desse jeito vem desde a época do Macaco Tião do Rinoceronte Cacareco.

Realmente Romário, Acelino Popó, Tiririca e tantos outros no Congresso Nacional é o fim de todos os sonhos de um Brasil melhor.

Um abraço,

Paulo Coelho
pcoelhofln@gmail.com