segunda-feira, 7 de maio de 2012

Enem - assuntos mais abordados


ENEM - ASSUNTOS MAIS ABORDADOS




Segundo a Revista Veja, analisando as últimas três edições do Enem (2009-2010-2011), das 540 questões formuladas (135 por área), observa-se alguns dados interessantes para que o aluno.
O estudo revela, por exemplo, que, na prova de ciências humanas, o período republicano da história do Brasil e meio ambiente estão entre os assuntos mais recorrentes, motivando 15 questões, no primeiro caso, e 11, no segundo, desde 2009. No caso da avaliação de matemática, funções registrou o maior número de ocorrências: 27. Na prova de ciências da natureza, as campeões são as questões de físico-química, com 19 ocorrências, ecologia com 15 questões e eletricidade e mecânica, com 11 cada. Na avaliação de linguagem, interpretação textual aparece na frente, compondo 56 questões. É importante lembrar que, devido à interdisciplinaridade do exame, algumas questões tratam de mais de um conteúdo disciplinar (história do Brasil Colônia e do Brasil Império, por exemplo). Daí, o número de ocorrências apresentadas pelo levantamento superar o número total de questões avaliadas.

Em relação às Ciências da Natureza, embora muitas das questões sejam interdiscplinares, chegou-se aos dados apresentados a segui.

FÍSICA
- Eletricidade - 11 questões
- Mecânica - 11 questões
- Óptica - 5 questões
- Termologia - 4 questões
- Ondulatória - 3 questões

QUÍMICA
- Físico-química - 19 questões
- Qúimica geral - 14 questões
- Atomística - 5 questões
- Meio ambiente - 5 questões
- Química orgânica - 4 questões

BIOLOGIA
- Ecologia - 15 questões
- Genética - 10 questões
- Reino do mundo vivo - 8 questões
- Fisiologia animal - 7 questões
- Citologia - 4 questões
- Parasitores - 4 questões
- Programa da saúde - 4 questões
- Evolução - 2 questões

Embora, em muitas situações, as questões sejam tão abrangentes que se torna difícil dizer qual é o principal tema abordado, em função da interdisciplinaridade, este é um estudo que pode ser útil na preparação para as futuras provas.
Abraço a todos.
Prof. Edson Cebola

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao

Nenhum comentário: