sexta-feira, 4 de maio de 2012

Superlua Cheia


 SUPERLUA CHEIA

Amanhã, sábado 5 de maio de 2012, teremos a oportunidade de mais uma vez observarmos um fenômeno natural muito bonito: a chamada superlua cheia.

 Foto: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/2012-05-04/lua-aparece-mais-brilhante-no-sabado.html

A cada 27,3 dias (algumas pessoas costumam arredondar para 28 dias, mas é errado), a Lua executa uma volta completa ao redor da Terra, que é o período entre uma lua cheia e outra. O movimento de translação da Lua ao redor da Terra, como o da Terra ao redor do Sol, é elíptico e, em alguns momentos a Lua se aproxima mais da Terra (dizemos que está no perigeu de sua órbita); em outros se afasta (apogeu da órbita).
Normalmente, uma vez a cada ano terrestre ocorre fenômeno bastante interessante, que é quando a Lua está no perigeu e o movimento da Terra ao redor do Sol faz com que ela se aproxime mais do que o normal. É o que ocorrerá amanhã,  a chamada superlua. O nosso satélite natural vai passar cerca de 357 mil quilômetros de distância da Terra (24.600 quilômetros mais perto que a distância média).
Essa proximidade fará com que a Lua pareça estar 14% maior, mas a diferença aparente é tão pequena que será muito difícil de detectá-la a olho nú. De qualquer forma, a visão deverá ser muito bonita.
Como qualquer outra lua cheia, a superlua parecerá maior quando estiver perto do horizonte, por causa do fenômeno conhecido como paralaxe, que alguns chamam, também erradamente, de ilusão de óptica. Porém, será às 23 h e 34 min (horário de Brasília) que a Lua estará mais próxima da Terra.
Essa superlua terá um efeito facilmente perceptível para quem mora na beira da praia. Ela proporcionará marés maiores que as comuns,  por causa de seu alinhamento com o Sol e a Terra (interação gravitacional entre os astros).

Em relação ao nosso satélite natural, acesse: http://www.pascal.com.br/nosso-vizinho-mais-proximo-a-lua

Nenhum comentário: