quinta-feira, 1 de julho de 2010

BRASIL E HOLANDA

.
.
BRASIL E HOLANDA
.
Pois é, amanhã o Brasil joga com a Holanda. Minutos atrás eu tentava achar texto que escrevi em 1994, antes do jogo Brasil e Holanda. Pena não ter conseguido abrir o arquivo. Com a evolução dos editores de texto, vamos perdendo coisas pelo caminho, bem sei!
O jogo está bastante nítido em minha: tínhamos uma seleção como a de agora, que jogava um futebol feio dizendo-se competitiva. Mas tínhamos Romário, Bebeto e Dunga. Pois é, o mesmo Dunga de hoje!
Time competitivo é aquele que ganha, claro, mas vencer jogando bonito é melhor ainda!
No final do primeiro tempo estava zero a zero. Então Bebeto fez aquele gol, quando saiu comemorando como se estivesse embalando um bebê, homenagem a seu filho que tinha nascido há dois dias. E Romário e Mauro Silva dançaram com ele, criando uma nova maneira de comemorar gol que é muito usada hoje em dia. Depois Romário Fez dois a zero e, em seguida, ele conseguiram dois gols e empataram o jogo.
Quando parecia que a vaca iria para o brejo, com eles jogando melhor que nós, uma falta “cavada” e um “pataço” do Branco (que fazia seu primeiro jogo na Copa, no lugar do suspenso Leonardo), e três a dois prá nós.
Sacramento!!
Como aquele jogo custou para acabar!

Lembro-me, também do jogo de 1974, na Alemanha. Tínhamos um bom time, com Leão, Zé Maria, Luiz Pereira, Marinho Peres e Marinho Chagas; Carpeggiani, Rivellino, Paulo Cesar Caju e Dirceu; Leivinha e Jairzinho.
Acho que excetuando-se Leão, Zé Maria e Dirceu, todos seriam titulares no time de hoje. Mas a Holanda tinha Cruyjff, Neeskens, Van Hanegem e Rudd Krol e o goleiro Jongbloed, que jogava com a camisa 8.
Era um time muitíssimo melhor que o de hoje.
Dois a zero para eles, com um chocolate no Brasil!
E antes do jogo o Zagallo , nosso técnico, tinha dito que o fabuloso carrossel holandez não passava de um time de peladeiros.

Teve ainda a semi-final de 1998. Com Zagallo, que era o auxiliar de Parreira em 1994, novamente como técnico.
Ronaldo marcou no começo do jogo e eles empataram no final, Na prorrogação, zero a zero. Fomos para os penaltes. Entalo apareceu o Zagallo, que é indiscutivelmente um grande motivador (já como técnico, nunca gostei).
Foi emocionante ver o Velho Lobo dizendo frases de otimismo para os atletas.
E ganhamos nos penaltes, para enfrentar a França na final.
Acho até que teria sido mais bonito se tivéssemos perdido, pois sairíamos da Copa de forma mais digna (embora eu não acredite nos boatos de entrega de jogo, etc). Perdemos para nós mesmo, pela empáfia dos atletas e comissão técnica.

E amanhã, o que vai ocorrer?
Acho que vamos ganhar no tempo normal> Três a um, com gols de Lúcio, Kaká e Luiz Fabiano.
Com Felipe Mello e tudo!

É que uma coisa aprendi a acreditar nesse tempo de vida; DEUS É BRASILEIRO!!!!!

Como diz o manezinho “vamo mô povo!
Brasilllllllllllllllllllllllllllllllllllll!!!!!!!
Abraço a todos
Edson Cebola

5 comentários:

PAULO COELHO - FLORIANÓPOLIS -SC disse...

Infelizmente deu Holanda, mas também não deu Argentina. Fazendo uma analogia com outro esporte, digamos que Shumacher é melhor do que Carlos Reutemann.

Cristiane Bochi Palma disse...

Olá professor!

Não é só porque vim para divulgar meu blog que digo que costumo visitar o seu, pois já li vários textos que aqui estão e acho teu blog muito bom.

Sou a filha mais nova do Palma, da Classinews. Espero que o senhor lembre de mim. E se possível, visite meu nascente blog. Ficarei feliz com isso! O endereço é http://cristiane.paralelo22.com.br/

Um abraço,

Cristiane Palma.

Valdecy Alves disse...

Olá!

Leia em meu blog matéria sobre a importância da preservação do patrimônio histórico e concorra R$ 1.000,00 em prêmios. Acessar em: www.valdecyalves.blogspot.com

(DORAVANTE SÓ SEGUIREI BLOGS QUE ME SEGUIREM - IMPORTANTE SOMARMOS E QUE SE SOMEM A NÓS - FORMANDO UMA VERDADEIRA REDE VIRTUAL - RECIPROCIDADE - SINTONIA)

PAULO COELHO - FLORIANÓPOLIS -SC disse...

Olá Cebola boa noite, acredito que para seguir alguém virtualmente em primeiro lugar deve-se gostar da pessoa ou conhecê-la um pouco, não sei se é o caso do cidadão do 3º post, mas se for de seu conhecimento ou amizade tudo bem, mas acho um pouco pretencioso o comentário de que somente vai seguir quem o seguir.
Um Abraço
Paulo Coelho

Edson Osni Ramos (Cebola) disse...

Amigo Paulo, não conheço o Sr. Alves, jamais o vi ou conversei com o mesmo. Como ele já postou anteriormente, divulgando seu blog, entrei para ver o mesmo.
Como também entrei no blog da Cris, minha ex-aluna, que postou acima e que escreve um blog muito bacana.
Mas eu ter de entrar de "seguidor de um blog" somente porque alguém assim o diz, nada a ver!
Abraço
Cebola