OLHOS - A JANELA D'ALMA
Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)
Segundo Leonardo Da Vinci, os olhos são "a janela da alma". 
  O   Brasil conta hoje com cerca de 180 milhões de habitantes (IBGE/2007).   Destes, perto de 96 milhões (dados do Conselho Brasileiro de Óptica e   Optometria – CBOO/2007) precisariam usar algum tipo de óculos. Como   apenas 19 milhões tem acesso à medicina oftalmológica, ou seja,   conseguem compensar suas dificuldades visuais, significa que   aproximadamente 77 milhões de brasileiros e brasileirinhos não estão   enxergando adequadamente. Ou seja, dois em cada cinco brasileiros tem   sua qualidade de vida, de aprendizado escolar, reduzidos em função da   falta de uma política eficiente de saúde visual.
Isso   é uma afronta a tudo aquilo que se pode chamar de sociedade civil   organizada. É um problema de saúde pública que poderia ser resolvido se   existisse vontade política para tal.
  Anomalias   como miopia, hipermetropia e astigmatismo, entre outras, de fácil   diagnóstico e correção (com o uso de lentes adequadas ou, até mesmo,   através de cirurgias) agravam-se e aumentam as dificuldades no dia a dia   de significativa parcela de brasileiros.
  Os   portadores de miopia apresentam dificuldade em ver objetos distantes,   os de hipermetropia, dificuldade em ver objetos próximos e o de   astigmatismo provoca borrões na visão. A visão míope pode ser corrigida   com o uso de lentes esféricas convergentes, a hipermétrope, com lentes   esféricas divergentes, e o astigmatismo, com lentes cilíndricas
  Além   disso, a venda de óculos com lentes pintadas (óculos de sol) que não   filtram os raios solares, deveria ser incluída como medicação passível   de fiscalização pelos órgãos do setor, responsáveis pela análise e   licenciamento da liberação para seu comércio e utilização pelos   brasileiros. É possível em qualquer lojinha deste país se comprar   "belos" óculos de sol, que não passam de reles pedaços de vidro pintados   de preto, que apenas prejudicam nosso aparelho visual.
Para quem não tem ametropias visuais (defeitos da visão), é impossível ter noção do que isso significa.
A seguir, algumas fotos que podem mostrar detalhes desses problemas.

O olho míope consegue ver com clareza as objetos próximos, mas tem deficuldade em ver objetos distantes. Na correção da miopia são usadas lentes esféricas divergentes.

O olho hipermétrope consegue ver com clareza as objetos distantes, mas tem deficuldade em ver objetos próximos. Na correção da hipermetropia são usadas lentes esféricas convergentes.

O olho astigmata apresenta "borrões na visão". Na correção do astigmatismo são usadas lentes cilíndricas.
E VOCÊ, É PORTADOR DE ALGUMA DESSAS AMETROPIAS VISUAIS?
Para verificar, faça os testes abaixo. E, se for o caso, procure um oftalmologista.
 
  Faça o teste sem óculos. Fique a 2 metros de distância do monitor. Feche um dos olhos com a mão, e com o olho aberto veja se as letras parecem mais pretas na metade vermelha ou na metade verde. Caso você veja melhor as letras na parte vermelha provavelmente tem miopia. Se for na parte verde provavelmente você apresenta hipermetropia. Se for parecido, ou você não tem ou o grau é bem pequeno. Agora teste o outro olho da mesma forma. 
 
  Faça o teste sem óculos. Fique a 2 metros de distância do monitor e teste um olho de cada vez como no exemplo anterior. Se você tem astigmatismo, algumas linhas ficarão mais pretas e mais nítidas do que outras. Caso todas as linhas pareçam iguais, com o mesmo grau de nitidez, provavelmente você não tem astigmatismo ou se tem o grau é muito pequeno.
CURIOSIDADE: PONTO CEGO DO OLHO  -  Acesse: http://www.pascal.com.br/ponto-cego/ 
    Fontes:  
  http://www.medicodeolhos.com/2010/04/teste-sua-visao-miopia-hipermetropia-e.html#ixzz1GaJBAAr3
http://www.jonathan.blog.br/2011/03/saiba-se-voce-tem-miopia-ou.html
  http://www.google.com.br/imgres?q=miopia&um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1280&bih=637&tbm=isch&tbnid=cp21cADli8JNyM:&imgrefurl=
http://www.fotooticaararuama.com.br/dvisuais.asp&docid=9hOHxC1SEzlOvM&w=261&h=201&ei=UheFTuCxLIzG0AGptpEE&zoom=1&iact=rc&dur=343&page=13&tbnh=129&tbnw=168&start=225&ndsp=18&ved=1t:429,r:8,s:225&tx=99&ty=68