quarta-feira, 24 de agosto de 2011

UDESC ALTERA FORMATO DO PRÓXIMO VESTIBULAR


UDESC ALTERA FORMATO DO PRÓXIMO VESTIBULAR


A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) anunciou mudanças no formato do vestibular. O concurso terá apenas uma etapa, com questões gerais e objetivas. A prova deixa de ser “vocacionada”, como era feita há 19 anos, e as perguntas sobre Santa Catarina deixam de ser cobradas. As alterações ocorrem porque a UDESC deve adotar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério de Educação.


As alterações já valem para o para o próximo concurso, marcado para 20 de novembro. O concurso, que era feito em duas fases, passa a ter só uma. Durante a manhã e a tarde, os estudantes responderão 120 questões objetivas, além de escrever uma redação, com tema comum para todos os candidatos.

De acordo com a pró-reitora de Ensino da UDESC, Sandra Makowiecky, as mudanças visam adotar, no futuro, o Sisu. O modelo vocacionado e as questões com temas regionais fogem da proposta do sistema, que além de tornar a seleção nacional, valoriza os conhecimentos gerais. Apesar disso, permanecem as provas práticas para os cursos de teatro e música.



ADOÇÃO AO SISU



A adoção ao Sisu deve ser feita até 2013. Apesar disso, a UDESC não adotou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para compor a nota do vestibular, como fizeram outras universidades, como a Federal de Santa Catarina.


Outra mudança anunciada é o modelo de corte. Antes, classificava para a segunda etapa uma quantidade de alunos quatro vezes maior do que a oferta de vagas do curso. Agora, sem outra fase, terão redações corrigidas um número de estudantes cinco vezes maior do que a quantidade de vagas. Por exemplo, um candidato escolheu uma graduação com 40 vagas, ele terá o texto corrigido se ficar até a 200ª posição. O concorrente também precisa acertar pelos menos 12 questões objetivas, senão está desclassificado.



AÇÕES AFIRMATIVAS PERMANECEM



Para a coordenadora do vestibular, Rosangela Machado, as mudanças não prejudicam os estudantes que vinham se preparando para o modelo antigo do vestibular.

— Não acrescentamos nenhum conteúdo. Estamos reduzindo. O aluno que vinha se preparando para o vestibular vocacionado tem todas as condições de fazer essa prova, porque o conteúdo é o do ensino médio — ressaltou.

Desde o vestibular de inverno, a UDESC adotou o sistema de cotas. A universidade reserva 20% das vagas para os alunos de escola pública, 10% para os autodeclarados negros. Essa mudança permanece nesta edição.


PRÓXIMO VESTIBULAR – 2011-2

Inscrições: de 1º a 30 de setembro - http://www.vestibular.udesc.br/

Data da Prova: 20 de novembro


Modelo:

- período matutino - 60 questões objetivas divididas igualmente em Matemática, Biologia, História e Geografia.

- período vespertino - 60 questões objetivas , sendo 20 de português, 15 de Física, 15 de Química e 10 de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), além da redação com tema comum para todos os candidatos


Fonte: Diário Catarinense



Um comentário:

Natália Figueiredo disse...

ola,meu nome é carlos.
minha duvida .
agora com esse novo sistema quantas questões em media tenho que acertar para concorrer a uma vaga????