quarta-feira, 24 de agosto de 2011

AINDA SOBRE O VESTIBULAR


AINDA SOBRE O VESTIBULAR


Queridos amigos, em relação à postagem anterior , sobre a mudança no formato do vestibular da UDESC, cabe lembrar que a prova "vocacionada" nos últimos anos tinha se tornado motivo de piada. Uma das questões para fisioterapia, em 2008, dizia que "um grupo de fisioterapeutas estava reunido em um prédio, cada qual com um lap-top, quando um raio atingiu o mesmo..." E a questão era sobre os efeitos elétricos e eletromagnéticos da descarga (raio). A única relação com fisioterapia é que no prédio tinha um grupo de fisioterapêutas.
Parece piada, mas não é! E posso citar mais um monte de bobagens desse tipo.
Quem segura o vestibular da UDESC é a Rosângela, que coordena a aplicação das provas e é muito competente. Mas a organização do vestibular em si é lamentável!
É uma universidade pública, de qualidade, estadual, que devia ser direcionada a estudantes do Estado de Santa Catarina. Até 2013 vai usar o Sisu que, para quem não sabe, é definido no site do MEC como: "É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem)".
Ou seja, vai usar o ENEM. O governo diz que o ENEM vai "democratizar" a educação nesse país. Que as provas não terão mais "pegadinhas e decorebas".
E tem gente que acredita! As duas últimas provas do ENEM, que foram usadas no vestibular da UFSC, são mais tradicionais que o próprio vestibular da UFSC. E não fornecem as fórmulas de matemática, física e química, como a UFSC faz.
O que mais irrita é que a iniciativa privada consegue facilmente se adequar às mudanças, já a escola pública.... Os cursos "pré-vestibular" (aqueles que contam, não os aventureiros que entram no meio pensando apenas em ganhar dinheiro) já se preparam para a realidade do ENEM há tempos.
E então as "autoridades" marcam as provas para outubro (ENEM - dias 22 e 23) e novembro (UDESC - dia 20). Será que acham que as escolas públicas já acabaram o ano letivo nestas épocas? Será que acham que os alunos das escolas públicas já viram todo o conteúdo até essas datas?
As escolas privadas, sim! Os cursos pré-vestibulares se adequam às mudanças.
Mas o fosso entre a escola pública e a privada aumenta ainda mais!
E depois vem as mesmas "autoridades" falar mal da escola privada, como se ela fosse a causa da péssima qualidade do ensino em nosso pais!
Esses mesmo que criticam, matriculam seus filhos em escolas privadas (pergunte a eles).

NENHUM PAÍS CONSEGUE SE DESENVOLVER SEM APLICAR EM EDUCAÇÃO DE BASE!

A escola privada tem de ser uma opção, não uma necessidade!
Arf!!!

Abraço a todos

Prof. Edson Osni Ramos (Cebola)



Nenhum comentário: