quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Festas Judaicas: 1. Tu BiShvat

.
Tu BiShvat - Ano Novo das Árvores

.
A próxima festa do calendário judaico é o Tu BiShvat, que terá início ao anoitecer do dia 15 de Shvat de 5570* (30 de janeiro de 2010). Segundo o Talmud (livro da tradição), representa o Ano Novo das Árvores.
É o equivalente ao dia da árvore e, neste dia, todo judeu deve plantar ao menos uma árvore.
Os rabinos têm uma resposta simples para a manutenção dessa tradição: o dia 15 de Shvat é dedicado ao louvor à Terra (de Israel). O dia é de alegria, pois a terra começa a trazer o período de colheita, a produzir frutos e a exibir seu esplendor - lembre-se de que em Israel nesta época está quase se iniciando a primavera.
É uma tradição que ocorre em todo o mundo judaico (não apenas em Israel). Neste dia algumas pessoas comem sete frutas (pelas sete espécies), outras quinze (por ser dia 15 de Shvat). Alguns comem as frutas como parte de uma refeição festiva, outros as comem separadamente. Há os que comem as sete espécies especificamente, e há os que comem frutas típicas de Israel. As frutas devem ser comidas frescas (para que possam ser abençoadas), mas podem também ser comidas assadas, secas ou açucaradas.
.
Nesse dia, algumas regras devem ser observadas:
- Mesmo que a benção sobre o pão tenha sido dita ao início da refeição, deve ser feita a benção especial para as frutas: "... boré pri ha'etz" (Abençoado sejas Tu, Senhor e Rei do Universo, que cria os frutos das árvores).
- Se frutas da Terra de Israel estão entre os frutos (azeitonas, tâmaras, uvas, figos ou romãs), estas devem ser comidas antes, em ordem de prioridade. Alguns Judeus Sefaradim (judeus oriundos da Europa Ocidental – península Ibérica e adjacências) comem antes das frutas comidas feitas de duas espécies de grãos.
- Uma fruta nova deve ser comida, se possível, para que seja feita a benção "... shehecheianu, vekiemanu, vehiguianu lazman hazé" (Abençoado sejas Tu, Senhor, Rei do Universo, que nos manteve vivos, nos sustentou e nos trouxe até este dia de hoje), após a benção da fruta.
A lei judaica reza que em Tu BiShvat, por ser um dia festivo, é proibido recitar o Tachanun - a oração das súplicas, na qual pedimos a D'us perdão por nossas transgressões.
.
* Veja: "Que dia é hoje - Calendário Judaico", postado anteriormente.
.
.
Para saber mais:
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=820&p=0
http://colecao.judaismo.tryte.com.br/livro2/asq_sef.htm
http://www.webjudaica.com.br/chaguim/

Nenhum comentário: