sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Festas Judaicas: 2. Purim

.
PURIM
.

Purim é celebrado no 14º dia do mês de Adar* (28 de fevereiro de 2010). Segundo o Livro de Esther (Torá – Velho Testamento dos cristãos), quando da queda do primeiro templo de Salomão, pelos babilônios de Nabucodonosor, e a conseqüente dispersão dos habitantes do Reino de Judá, os judeus foram deportados para a Babilônia. Tempos depois essa região foi dominada pelos persas. Em determinada ocasião, o primeiro-ministro dos persas, Hamam, que se dizia desrespeitado pelo líder da comunidade judaica (Mordechai), anunciou que faria um “sorteio” para determinar a data em que eliminaria todos os judeus da região. Antes disso, porém, os judeus foram ao Rei da Pérsia, Achashverrosh, solicitar autorização para se defenderem do agressor.
O Purim (plural de pür – em hebraico = sorteio) comemora a data em que os judeus venceram em batalha o agressor. A festa do Purim é uma das mais alegres do calendário judaico, pois comemora a vitória do povo contra a ameaça de genocídio. Aliás, essa história de aparecer um maluco que quer acabar com o povo judeu é antiga. Atualmente é aquele doido lá do Irã! Mas, "se Deus está comigo, quem há de ser contram mim?"
A comemoração do Purim tem mais um caráter nacional que religioso, e seu status como feriado tem um nível inferior àqueles sagrados pela comandados Torá. Assim, transações comerciais e mesmo trabalho manual são permitidos em Purim. Uma prece especial (Al ha-Nissim = Pelos Milagres) é inserida na nas orações da noite, manhã e tarde, assim como é incluída no Birkat Hamazon (Bênção após as Refeições).
.
Durante o Purim os judeus devem:
.
1. Ouvir à leitura pública do Livro de Esther de noite e novamente na manhã seguinte (kriat meguilá);
2. Enviar presentes de comida para amigos (mishloach manot);
3. Fazer caridade aos pobres (matanot le'evionim);
4. Participar de uma refeição festiva (seudá).
.
* Ver: Calendário judaico, postado neste abaixo.
.
Para saber mais:
http://www.firs.org.br/calendario-judaico/todas.aspx
http://www.morasha.com.br/conteudo/artigos/artigos_view.asp?a=824&p=0

Nenhum comentário: