terça-feira, 11 de maio de 2010

TEM MOMENTOS EM QUE NÃO CONSEGUE FICAR QUIETO - 4

.
TEM MOMENTOS EM QUE NÃO SE CONSEGUE FICAR QUIETO - 4
.
SELEÇÃO E PATRIOTISMO
.
Autor: Professor Edson Osni Ramos (Cebola)


Curiosos os agumentos do técnico Dunga, da seleção brasileira de futebol.
Justificou a não convocação dos "meninos do Santos", que estavam nas seleções de todos "do povo", pelo futebol alegre, eficiente e divertido, que vem jogando (e vencendo!).
Segundo Dunga, Neymar não foi convocado pelo fato de ter fracassado em uma parcipação em competição sub-dezessete. Poxa, sub-dezessete!! E a do Paulo Henrique Ganso, por ter sido apenas reserva em outra competição, sub-vinte.
Esquece que ele, Dunga, não conseguiu uma boa participação nas Olimpíadas de 1984 (quando o Brasil voi vice-campeão no futebol mas ele "amarelou" na final) e foi participante ativo no fiasco da Copa de 1990, quando uma geração de perdedores ficou conhecida como "Era Dunga".
Claro que ele, depois, teve outra chance e deu a volta por cima, tendo sido campeão de 1994 e capitão da seleção em 1998 (quando o resultado do último jogo também não foi dos mais favoráveis, lembram-se do humilhante 3 a zero para a França?!).Memória curta, não?!E ele ainda disse na entrevista que sempre que o Brasil levou para a Copa do Mundo jogadores muito jovens, que pouco ou nada tinham jogado pela seleção, sempre fracassamos. Será que Pelé foi um fracasso (aos 17 anos) em 1958? E Coutinho (19 anos) e Amarildo (21 anos) em 1962, que também não haviam sido convocados antes? E Clodoaldo, Paulo Cesar Cajú e Marco Antônio (todos com 20 anos), em 1970. E Ronaldo Fenômeno (17 anos), em 1994? E Kaká (20 anos), em 1996?
Todos esses foram campeões mundiais!Ah Dunga!!! Será que estamos diante de nova "Era Dunga?"
E depois, usar como argumento para algumas convocações o "patriotismo" dos atletas! O que é isso, cara-pálida?
Com tantos problemas sociais em nosso país e vem este senhor chamar de patriotas os atletas que, muito bem pagos, jogam por nossa seleção!?
Patriotas são aqueles anônimos, que sobrevivem de teimosos e mesmo assim ainda sorriem com um gol. São os que estão por aí, salvando vidas em hospitais sem condições de trabalho, ensinando em salas de aula caindo aos pedaços e pessimamente remunerados. Plantando e tirando alimentos da terra, para saciar a fome da população, embora jamais sejam valorizados por isso!
Patriotas são os que defenderam e defendem a democracia, a liberdade! Os que vão atrás de seus ideiais, estudando, trabalhando, mesmo sabendo que não serão devidamente recompensados.
Os jogadores de futebol são atletas. Bons atletas e que, provavelmente, fazem jus aos seus salários!
Que fazem parte de um circo que todos nós amamos pois, afinal, somos o país do futebol!
Eu, claro, vou torcer para o Brasil. Tomara que nossos atletas, com o Dunga e tudo, consigam o "hexa".
Mas não me considero mais ou menos patriota por isso!!!

Nenhum comentário: