terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FESTAS JUDAICAS

..
.
FESTAS JUDAICAS
.
Tu B'Shvat = ט״ו בשבט‎
15º dia do mês Shvat de 5571 - 20 de janeiro de 2011

É o dia que assinala o início do "Ano Novo das Árvores." Celebramos o dia de Tu Bishvat comendo frutas, especialmente "Os Sete Tipos" que são destacados na Torah: trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras. Neste dia, lembramos que o "Homem é uma árvore do campo" (Devarim 20:19), e refletimos sobre as lições que podemos extrair de nossa análoga botânica. É a “face ecológica” do judaísmo.


Purim = פּוּרִים
14º dia do mês Adar de 5571 - 20 de março de 2011

Purim (em hebraico Purim: plural de pür, do acadiano puru) é um feriado judaico que comemora a salvação dos judeus persas do plano de Haman, para exterminá-los, no antigo Império Persa tal como está escrito no Livro de Esther, (Torah – Velho Testamento da Bíblia cristã). A festa de Purim, uma das mais alegres do calendário judaico, pois comemora a vitória de nosso povo contra uma (das várias) ameaça de genocídio do povo judeu.


Pêssach = פסח
do 14º ao 21º dia do mês Nissan de 5571 - de 18 a 25 de abril de 2011

O Pêssach - a festa da Páscoa judaica - é comemorado por sete dias. Ele tem início com uma cerimônia na noite do 14º dia do mês de Nisan (o primeiro mês do calendário judaico). Em todo o mundo, as famílias judaicas reúnem-se para o seder do Pessach, ceia ritual em que relembram a libertação do povo hebraico, guiados por Moisés, depois da escravidão no Egito, há mais de 34 séculos.


Lag Baômer = ל"ג בעומר
18º dia do mês Iyar de 5571 - 22 de maio de 2011

Lag Baômer tem a duração de 49 dias, conectando Pêssach a Shavuot. As sete semanas entre Pêssach e Shavuot são a época de antecipação e preparação, durante a qual os judeus refazem os passos da jornada do povo hebreu, guiados por Moisés, no Êxodo do Egito até o Monte Sinai há mais de 33 séculos.


Shavout = שבועות
6º dia de Sivan de 5571 - 8 de junho de 2011

Shavuot, a Festa das Semanas, também chamada Chag Habicurim - Festa das Primícias = Primeiras Colheitas. Apenas nesta data as colheitas podiam ser iniciadas e então produtos como trigo, cevada, uvas, figos, romãs, azeitonas e tâmaras eram levadas em oferenda ao Templo de Jerusalém, em festiva atividade que trazia agricultores de toda parte. Nesta época é comemorada a outorga da Torah no Monte Sinai (em torno de 1.300 a.C.). Por isso, neste dia os Dez Mandamentos são lidos nas sinagogas.


Rosh Hashanah = ראש השנה
1º dia do mês Tishrei de 5572 - 28 de setembro de 2011

Rosh Hashaná, o Ano Novo judaico, dá início a um período de dez dias conhecido como os Grandes Feriados, ou Yamim Nora'im, um período de penitência e oração que termina com o Yom Kipur. Estes dez dias são concedidos aos judeus do mundo inteiro para uma renovação espiritual. Em Rosh Hashaná pede-se perdão pelos erros cometidos com seus semelhantes e comemora-se o início de um novo ciclo.


Yom Kipur = יום כיפור
10º dia do mês Tishrei de 5572 - 7 de outubro de 2011

Yom Kipur, o Dia do Perdão, é o dia mais sagrado e solene do ano judaico. É o "Sábado dos Sábados" (Shabat HaShabatot), e é observado no décimo dia de Tishrei. É um dia de jejum, reflexão e orações. É o dia de pedir perdão por promessas feitas a D-us e que foram quebradas, fechando ciclo de renovação espiritual entre Rosh Hashaná e Yom Kipur.


Sucót = סוכות
do 15º ao 23º dia do mês Tishrei de 5572 - de 12 a 20 de outubro de 2011

Sucót inicia-se cinco dias após o Yom Kipur e representa muita alegria. Durante oito dias, a Sinagoga é enfeitada e perfumada com vegetação natural enquanto, nas casas, monta-se um caramanchão com plantas e frutas que representam a Sucah (cabana) - um templo portátil onde os judeus revivem a forma de vida e as habitações de seus antepassados, durante a travessia entre o deserto e a Terra Prometida.


Shemini Atzeret = שמיני עצרת

Shemini Atzeret,é a festa da conexão do Oitavo Dia de Assembléia, de acordo com o judaísmo. Depois de completar os sete dias de Sucot, o Oitavo dia significa que o judeu quer permanecer mais um dia na Sucah (na presença Divina). Em Israel, Shemini Atzeret e Simchah Torah são celebrados com uma mesma festa (22º de Tishrei) e na diáspora, em dois dias (22º e 23º de Tshrei). A celebração começa ao entardecer. Porém, dois feriados são concedidos, a fim de "compensar-nos por não termos a felicidade de viver na Terra Prometida”.


Simchat Torah = שמחת תורה

Simchat Torah ou Alegria da Torah é o nome da festividade que ocorre no oitavo dia após Sucót. Neste dia encerra-se e reinicia a leitura anual da Torá,como lembrança da sua eternidade . A melhor maneira de celebrar Simchat Torah seria dedicar os dois dias à leitura da Torah. Mas é justamente o contrário que ocorre. Todos os judeus, sem exceção, pegam a Torah fechada e dançam com ela nos braços. O ato encerra uma grande lição: se os festejos fossem realizados com a Torah aberta, com sua leitura, haveria distinções


Chanucah = חנכה
25º dia do mês Kislev de 5572 - 21 de dezembro de 2011

A palavra hebraica Chanucah tem três significados: inauguração, educação e dedicação. Quando os macabeus libertaram o Templo do domínio dos gregos, descobriram que o local mais sagrado do Judaísmo tinha sido violado e profanado. O Chanucah (Festa das Luzes) é realizado durante oito dias, a partir do 25º dia de Kislev (novembro ou dezembro).
.
SAIBA MAIS:
.
.
LEIA NESTE MESMO BLOG:
.
- SIGNIFICADO DOS NOMES JUDAICOS
.
- CALENDÁRIO JUDAICO
.
-ESSES JUDEUS COMPLICADOS ...
.
-JUDAÍSMO X CRISTIANISMO X ISLAMISMO
.
.
.
.
.

Nenhum comentário: